Artigo – 01. Critérios para diagnóstico de TDAH

Artigo – 01. Critérios para diagnóstico de TDAH

Critérios de diagnóstico para TDAH segundo Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM IV)

A. SINTOMAS

Critérios diagnóstico para TDAH segundo Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM IV)

(A1) Seis (ou mais) dos seguintes sintomas de desatenção devem persistir por pelo menos seis meses em grau mal-adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento:
Desatenção:
(a) Freqüentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras.
(b) Com freqüência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
(c) Com freqüência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
(d) Com freqüência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções)
(e) Com freqüência tem dificuldades para organizar tarefeas e atividades
(f) Com freqüência evita, antipatiza ou reluta a se envolver com tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa).
(g) Com freqüência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por exemplo: brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materias).
(h) É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa.
(i) Com freqüência apresenta esquecimento em atividades diárias.

(A2) Seis (ou mais) dos seguintes sintomas de Hiperatividade persistiram por pelo menos seis meses em grau mal-adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento.
Hiperatividade:
(a) Frequentemente agita as mãos ou os pés e se remexe na cadeira.
(b) Frequentemente abandona a cadeira em sala de aula ou outras situações situações nas quais se espera que permaneça sentado.
(c) Frequentemente corre em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação).
(d) Frequentemente tem dificuldades para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer(e) Está frequentemente a mil ou muitas vezes age como se estivesse a todo vapor.
(f) Frequentemente fala em demasia.

Impulsividade:
(g) Frequentemente dá respostas precipitadas antes das perguntas terem sido completadas.
(h) Com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez.
(i) Frequentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros (por exemplo intromete-se em conversas ou brincadeiras)

B. Alguns sintomas de hiperatividade-impulsividade ou desatenção que causaram prejuízo estavam presentes antes dos sete anos de idade.

C. Algum prejuízo pelos sintomas está presente em dois ou mais contextos (por exemplo: na escola –ou trabalho- e em casa).

D. Deve haver claras evidências de prejuízo clinicamente significativa no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.

E. Os sintomas não ocorrem durante o curso de um Transtorno Invasivo de Desenvolvimento, Esquizofrenia ou outro Transtorno Psicótico e não são melhores explicados por outro transtorno mental (por exemplo: Transtorno do Humor, Transtorno de Ansiedade, Transtorno Dissociativo ou Transtorno de Personalidade).

TIPOS
Tipo Combinado: Se tanto critério A1 quanto critério A2 são satisfeitos durante os últimos seis meses.
Tipo Predominantemente Desatento: Se o critério A1 é satisfeito, mas o critério A2 não é satisfeito durante os últimos seis meses.
Tipo Predominantemente Hiperativo-Impulsivo: Se o critério A2 é satisfeito, mas o critério A1 não é satisfeito durante os últimos seis meses.

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