Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica

Segundo a resolução n° 002/2004 do Conselho Federal de Psicologia, a prática da Neuropsicologia – diagnóstico, acompanhamento, reabilitação e pesquisa – foi regulamentada no Brasil como especialidade em Psicologia, reconhecendo através de registro e titulação os profissionais especializados neste campo de atuação, cabendo o título de Neuropsicólogo, apenas, ao profissional da área de Psicologia (Santos & Bueno, 2004).

Baseada nos conhecimentos teóricos da neurociência e da prática clínica, utiliza-se de instrumentos padronizados que avaliam as funções neuropsicológicas principalmente a intelectual, atenção, concentração, velocidade de processamento de informações, aprendizagem, memória, linguagem, percepção e funções executivas. Assim sendo, ela serve como meio pelo qual quantifica e qualifica as funções cognitivas.

Com a avaliação existe a possibilidade de descrever as capacidades cognitivas e comportamentais do paciente, identificar funções comprometidas e os aspectos comportamentais que podem minimizar a expressão psicopatológica. De acordo com os dados obtidos é possível formular hipóteses sobre o funcionamento cognitivo para auxiliar na conduta terapêutica neuropsicológica e de profissionais de outras áreas.

O INNEAC dispõe de tratamentos de Reabilitação Neuropsicológica específicos para desordens decorrentes do desenvolvimento, como: Dislexia, Transtornos de Aprendizagem não específicos, TEA (Transtorno do Espectro Autista), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H), dentre outros. Tratamentos para disfunções acarretadas por acidentes (Traumatismo Crânio Encefálico – TCE), alterações resultantes do envelhecimento (Comprometimento Cognitivo Leve – CCL, Demências – dentre as principais, Alzheimer, Parkinson, Demência Fronto-Temporal, dentre outras), Acidente Vascular Cerebral – AVC (Derrames, Isquemias).

Contudo, seja no diagnóstico ou na reabilitação, o neuropsicólogo também desenvolve e cria materiais e instrumentos, tais como testes, jogos, livros e programas de computador que auxiliem na avaliação e reabilitação dos pacientes. É importante ressaltar que a reabilitação para cada caso, ocorre de forma individualizada.