Como combater a procastinação?

Como combater a procastinação?

Procrastinação: 5 dicas para combatê-la

Sabe aquele hábito de postergar tarefas que precisam ser concluídas? Pois então, pode desencadear uma série de problemas para a pessoa. Aprenda a seguir como mudar os comportamentos nocivos.

Na correria do dia a dia, se há algo que todos praticamos, ao menos uma vez, é a procrastinação. Ou seja, o ato de postergar alguma tarefa ou obrigação que precisa ser feita, simplesmente porque:

  • não estamos dispostos,
  • não há tempo,
  • ou consideramos haver algo mais importante que fazer.

Aliás, vale lembrar que o ato de procrastinar normalmente significa substituir a referida tarefa ou obrigação por coisas menos importantes ou mais prazerosas. E o que aparentemente é inofensivo, se feito de forma recorrente, pode trazer uma série de problemas para a vida da pessoa, a começar pela ansiedade.

Acredite, ter uma lista de tarefas pendentes que nunca termina pode desencadear sintomas associados à esse transtorno psicológico. Obviamente, a intensidade varia segundo a pessoa e sua personalidade.

Os sintomas da procrastinação

Compras por fazer, limpar a casa, fazer as revisões médicas, começar a dieta, deixar de fumar, organizar a mesa do trabalho… esses são apenas alguns exemplos de atividades que costumam ser postergadas. É inviável não sentir frustração quando se pensa em tudo o que não foi feito, ou, em alguns casos, que se começou, mas acabou ficando inconcluído.

Esse tipo de comportamento é o gatilho para sentimentos de estancamento, insegurança, inferioridade, o que obviamente afeta a autoestima da pessoa e a prejudica em todas as esferas da vida.

A procrastinação, quando hábito, acaba minando a confiança que o indivíduo tem nele mesmo e nos demais. Aqueles que são procrastinadores de forma sistemática, em realidade, enfrentam um problema sério de má organização do tempo. Segundo especialistas, o impulso de ir adiando as tarefas pendentes não deixa de ser uma forma de fugir, até mesmo porque não sabem como colocar um ponto final nessa bola de neve.

Como combater a procrastinação?

Deixar de procrastinar demanda pequenas mudanças de comportamento. Confira algumas dicas:

1) Crie um sistema de prioridades

Obviamente cada pessoa tem seu ritmo natural, e não se trata de querer impor o mesmo a todos. Entretanto, na maioria das vezes, a falta de tempo pode ser driblada por uma melhor organização de prioridades, estipulando metas alcançáveis, segundo o tempo disponível.

Isso porque o fato de cumprir pequenos objetivos acaba desencadeando uma onda de predisposição, que nos deixa mais abertos e animados a novos desafios.

2) Coloque em prática a Regra dos Minutos

Em linhas gerais, a Regra dos Minutos determina: se algo não leva mais de uns poucos minutos para ser feito, melhor não perder tempo planejando; simplesmente faça.

Quando esse tipo de postura se converte em hábito, significa que uma série de tarefas não poderá mais ser procrastinada.

3) Enxergue o lado bom da rotina

A rotina é uma aliada para todas as pessoas que têm dificuldades para deixar de procrastinar. Elas automatizam e simplificam as tarefas, permitindo executar determinadas ações de forma quase inconsciente.

4) Administre tempo e energia

Colocar uma ordem de prioridades no que deve ser realizado, e tratar de encaixá-la nas horas do seu dia, é importante. Porém não é o único que deve ser feito. Aprenda a administrar a sua energia e a minimizar as cobranças naqueles dias em que você se sente indisposto ou de mal-humor.

Uma boa estratégia é cuidar da alimentação e fazer atividade física regularmente. Isso, afetará positivamente sua disposição.

5) Crie um sistema de recompensa

Qualquer pessoa trabalha mais feliz quando se sente recompensado, verdade? Assim como você estipula o que deve ser feito, também deveria prever pequenas recompensas por não procrastinar. É uma excelente forma de se automotivar.

 

Fonte:  Dicas de psicologia. PROCASTINAÇÃO: 5 DICAS PARA COMBATÊ-LA. 2018. Disponível em: https://br.mundopsicologos.com/artigos/procrastinacao-5-dicas-para-combate-la

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://institutodeneuropsicologia.com.br/wp-content/uploads/2019/04/banner3-min.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}