Psicologia Jurídica

Uma demanda cada vez mais frequente no âmbito dos processos judiciais no Brasil resultou na solicitação frequente do Psicólogo neste contexto através do serviço de perícia psicológica ou assistência judicial. Enquanto profissional estudioso do comportamento humano, seus conhecimentos são requisitos muitas vezes em casos de ações civis, trabalhistas, familiares e criminais.

O INNEAC se inseriu nesta área de atuação, ao longo do tempo, para poder ofertar estes serviços, com uma equipe de profissionais em constante atualização, a fim de atender as demandas evolutivas do Direito, sendo seus principais serviços:

O perito é um profissional detentor de um conhecimento específico, solicitado judicialmente à esclarecer fatos relevantes ao processo que recaem em sua área de atuação.

Através da emissão de laudos com constatações técnicas-científicas, este profissional se torna um agente capaz de auxiliar o juiz em suas decisões.

Em várias situações o psicólogo perito é convocado: na guarda de menores, regulamentação de visitas, divórcio, inquérito policial, etc.

O perito é nomeado pelo juiz responsável pelo caso, ficando a cargo do mesmo os critérios para selecioná-lo.

O assistente técnico judicial é um profissional, que como o perito, detém um conhecimento específico sobre o comportamento humano e suas relações. Sendo sua principal diferenciação com o perito judicial a sua participação no processo, não sendo necessário a nomeação pelo juiz, pois sua contratação é responsabilidade das próprias partes.