Há diversos estudos científicos que comprovam a eficácia da Terapia Cognitivo Comportamental no tratamento de muitos transtornos: Transtorno de ansiedade (Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno do pânico, Transtorno de estresse pós-traumático, fobias), depressão, transtornos alimentares entre outros. Essa terapia objetiva produzir modificações nos sistemas de crenças, nos pensamentos e consequentemente no modo de se comportar, assim como promover alívio dos sintomas, autonomia e bem-estar do cliente.

A Terapia Analítico Comportamental tem como base os princípios da Análise do comportamento, terapia com resultados cientificamente comprovados. Utiliza a análise funcional do comportamento como principal ferramenta, por meio de tal análise é possível identificar as funções dos comportamentos, as consequências que o mantém e assim o cliente pode torna-se agente das mudanças necessárias em sua vida. Além disso, sempre leva em consideração às queixas e necessidades do cliente, ajudando aperfeiçoar, aumentar ou diminuir repertórios comportamentais para melhora na qualidade de vida.

Criado pela psicóloga estadunidense Marsha Linehan em meados dos anos 80. É um protocolo de tratamento de primeira linha, baseado em evidências científicas, inicialmente para tratamento de comportamentos suicidas e comportamentos autolesivos sem intenção de suicídio (CASIS).

A DBT mostra-se eficaz para o tratamento de pacientes diagnosticados com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), Transtorno do Humor Bipolar (THB), Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), Dep0ressão Crônica, Transtorno por uso de substâncias e outras adições, Transtornos Alimentares, Transtorno Desafiador Opositivo (TOD), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Depressão maior, Violência conjugal (para os parceiros violentos), episódios de CASIS, familiares de pacientes com histórico de comportamentos suicida, desregulação emocional global, impulsividade, entre outros. O objetivo dessa terapia é promover a busca por uma vida significativa e valiosa, uma vida que aproxime o cliente de seus valores e metas. Ela se diferencia da terapia individual tradicional, à partir da proposta DBT Standard, que abrange sessões individuas de psicoterapia, treino de habilidades em DBT, Coaching à distância, tratamentos auxiliares (quando necessário), grupo de consultoria e Grupo Multifamiliar (opcional):

Terapia Individual DBT: A terapia contribui para modificar comportamentos que interferem na busca do paciente por uma vida valiosa. Ensina o cliente a manejar episódios de desregulação emocional intensa, motiva, e visa também a generalização, na vida cotidiana, das habilidades que são aprendidas nos grupos de Treino de Habilidades em DBT.

Coaching à distância: O terapeuta individual fica disponível, por meio de ligações que são combinadas em terapia, para auxiliar o paciente no manejo de situações de crise e auxilia na generalização das habilidades treinadas aplicada a situações novas ou difíceis no dia-a-dia do cliente.

Equipe de Consultoria DBT: É destinado aos terapeutas DBT para que eles monitorem e aumentem a fidelidade aos conceitos DBT, façam análise da sua atuação como terapeuta, recebam auxilio de outros terapeutas para manterem sua motivação e lidar com episódios esgotamento psíquico. Além de revisar as análises dos casos dos pacientes atendidos pela equipe.

Treino de Habilidades baseado na Terapia Dialético Comportamental (DBT) em grupo: O treino de habilidades DBT é considerado uma das mais importantes formas de gerar a mudança terapêutica. Ele visa promover o entendimento da desregulação emocional como um déficit de habilidades e por isso tem como objetivo que o participante adquira, treine e generalize as habilidades aprendidas no curso.

São 24 encontros de 2 horas cada em que são ensinadas habilidades de mindfulness, efetividade interpessoal, regulação emocional e tolerância ao mal- estar, com o principal objetivo de que os participantes consigam construir vidas que valham a pena ser vividas.

Treino de Habilidades baseado na Terapia Dialético Comportamental (DBT) para familiares em grupo:

O treino de habilidades DBT para familiares, possui 12 encontros semanais com duração de 1 hora e 30 minutos cada. Os objetivos do treino são: melhora na qualidade de vida dos integrantes da família, esperança renovada, aumento da sensação de controle, que as lições aprendidas e implementadas tenham um impacto real e positivo na pessoa que sofre com desregulação emocional. Tais objetivos são alcançados através da psicoeducação aos familiares sobre a Desregulação Emocional Global, também visa ensinar habilidades de mindfulness, manejo comportamental, estratégias de validação, regulação emocional, efetividade interpessoal, tolerância ao mal-estar, aceitação radical e como lidar com comportamentos de risco.

Entende-se que os familiares atuam como complemento do tratamento do cliente e podem se tornar promotores de modificação comportamental por meio do novo contexto que irá se estabelecer.

Tratamentos Auxiliares: Tratamentos com profissionais de outras áreas, como psiquiatras.