Treinamento de habilidades X Terapia individual
A Terapia Comportamental Dialética, desenvolvida por Marsha Linehan, pautada nos princípios básicos da Análise do Comportamento, da filosofia Dialética e da prática Zenbudista, é uma abordagem modular. Sendo conduzida em quatro módulos: o tratamento individual, o treinamento de habilidades (individual ou em grupo), coaching telefônico (para os clientes) e a equipe de consultoria (para os terapeutas), visa o equilíbrio entre a aceitação e a mudança de comportamentos considerados problemas dos pacientes, tornando-os mais habilidosos e assertivos.
O treinamento de habilidades em DBT, seja individual ou em grupo, não tem finalidade terapêutica. Sua função é a de promover o desenvolvimento de habilidades básicas para que o indivíduo consiga lidar com seus comportamentos e intempéries da vida de forma efetiva. Diferente da terapia individual onde oterapeuta trabalha com os alvos primários e secundários, manejando possíveis de crises do cliente, utilizando-se do que foi aprendido no treinamento para fortalecimento e generalização dos repertórios do mesmo.
Assim, através de encontros semanais, com formato similar a uma aula, ministrado por um líder e um co-líder, serão trabalhados quatro módulos: Mindfulness, Efetividade Interpessoal, Regulação Emocional e Tolerância ao Mal-estar.
Fonte: Instituto de Neuropsicologia.
Referências: GUEDES, P. Treinamento de Habilidades na DBT. 2016 Disponível em: https://www.comportese.com/secao/artigos/terapia-comportamental-dialetica/page/3